A Associação Txai Cultura e Arte, foi idealizada pelos professores Clerton Vieira e Lairton Guedes, em 24 de junho de 2012. É uma Associação civil sem fins econômicos, apartidária, livre e sem discriminação de qualquer natureza, sendo regida pelas leis em vigor. Com sede no município de Fortaleza, estado de Ceará, na Rua Juvenal de Carvalho, número 715, Bairro de Fátima, CEP. 60050-220. É uma instituição idônea que agrega pessoas de diversas áreas das artes e da cultura popular brasileira, tendo por finalidade apoiar e desenvolver ações e projetos nas áreas social, cultural, artística, educacional e esportiva, promovendo a reinserção e tendo como público alvo todos os segmentos (família, criança, adolescente, adulto e idoso) e em especial os que se encontram em situações de risco social. A Associação Txai Cultura e Arte estar na ativa apresentando importantes projetos culturais, no ponto de vista formativo, informativo e foi criada também com propósitos de fomentar produções culturais, revelando valores de artistas populares que não tem acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. A Associação tem por missão formular, fomentar e executar programas e projetos voltados para as pesquisas, documentação, apoio as expressões das culturas populares brasileiras. Promover e divulgar as manifestações e festas populares de todas as categorias e gêneros, sejam tradicionais ou espetáculos de teatros, danças e músicas. É incontestável o nosso interesse em manter vivo os vínculos de harmonia e o carinho que nos torna companheiros através da Associação Txai Cultura e Arte. Somos profissionais, professores e eternos estudantes das nossas culturas. Venha construir conosco o presente e o futuro da ATXAICA. Onde a Paz será o foco para divulgarmos a Arte e a Cultura Popular Brasileira. CONTATOS: (85) 3257-6177 / (85) 9989-0103 / (11) 98539-2315 / E-MAIL: lairton@ciadedancatxai.com.br

Cultura


Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz, etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Cultura na antropologia é comprendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos  procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário