A Associação Txai Cultura e Arte, foi idealizada pelos professores Clerton Vieira e Lairton Guedes, em 24 de junho de 2012. É uma Associação civil sem fins econômicos, apartidária, livre e sem discriminação de qualquer natureza, sendo regida pelas leis em vigor. Com sede no município de Fortaleza, estado de Ceará, na Rua Juvenal de Carvalho, número 715, Bairro de Fátima, CEP. 60050-220. É uma instituição idônea que agrega pessoas de diversas áreas das artes e da cultura popular brasileira, tendo por finalidade apoiar e desenvolver ações e projetos nas áreas social, cultural, artística, educacional e esportiva, promovendo a reinserção e tendo como público alvo todos os segmentos (família, criança, adolescente, adulto e idoso) e em especial os que se encontram em situações de risco social. A Associação Txai Cultura e Arte estar na ativa apresentando importantes projetos culturais, no ponto de vista formativo, informativo e foi criada também com propósitos de fomentar produções culturais, revelando valores de artistas populares que não tem acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. A Associação tem por missão formular, fomentar e executar programas e projetos voltados para as pesquisas, documentação, apoio as expressões das culturas populares brasileiras. Promover e divulgar as manifestações e festas populares de todas as categorias e gêneros, sejam tradicionais ou espetáculos de teatros, danças e músicas. É incontestável o nosso interesse em manter vivo os vínculos de harmonia e o carinho que nos torna companheiros através da Associação Txai Cultura e Arte. Somos profissionais, professores e eternos estudantes das nossas culturas. Venha construir conosco o presente e o futuro da ATXAICA. Onde a Paz será o foco para divulgarmos a Arte e a Cultura Popular Brasileira. CONTATOS: (85) 3257-6177 / (85) 9989-0103 / (11) 98539-2315 / E-MAIL: lairton@ciadedancatxai.com.br

PROJETOS SOCIAIS




PROJETOS:
Fevereiro/Março


Projeto: Carnaval de Rua em Fortaleza/CE. – Maracatu Nação Iracema
O maracatu da Cia de Danças Populares Txai sempre foi apresentado em espetáculos de palcos e festivais de Folclore. Após diversas pesquisas e a convivência com os brincantes do maracatu Nação Iracema, a Cia inicia um projeto, passando a participar dos desfiles do carnaval de rua da cidade de Fortaleza, criando assim, um papel de interlocutora entre um novo público e a cultura de tradição oral. A partir de então a atuação do maracatu da Cia Txai nos palcos e festivais, teve uma amplitude digna ao universo do maracatu.
Este é o princípio orientador de um movimento cultural que teve entre a Cia de Danças populares Txai com o Maracatu Nação Iracema.




Março /Abril / Maio
Fórum Ceará de Cultura e Artes Populares
Evento que acontece de forma intinerante no estado do Ceará e apresenta-se como um terreno profícuo ao debate, o fórum traz temas com diversos assuntos sobre a cultura popular de uma forma geral e das peculiaridades artísticas do povo Cearense.
Nesses encontros, também são discutidas formas de socializar ações para a inserção da cultura e artes populares no Brasil.

Objetivos:
- Divulgar a autêntica arte das comunidades e o trabalho de muitos de nossos artistas ainda anônimos, disseminando a riqueza das nossas origens para o mundo. 

- Discutir ações desenvolvidas pelos institutos culturais e educacionais do Brasil, referentes à valorização, preservação e divulgação das artes de crianças, jovens, adultos e uma reflexão profunda sobre a cultura e as tradições das raças dos nossos antepassados, que tanto contribuíram para a História geral do Brasil.

- Agregar alunos, gestores de cultura, pessoas interessadas, estudiosos, pesquisadores, professores e antropólogos com formação em diversas áreas do conhecimento. Além de personalidades do Brasil e assessores de Ações Inclusivas.




Agosto

Encontros Culturais:
Realizado em homenagem ao mês do folclore.
O projeto é realizado através de apresentações de grupos folclóricos autênticos e de projeções de categorias populares. Participam desse projeto os maracatus, mestres, cantadores, violeiros, repentistas, quadrilhas juninas e outros artistas anônimos. São grupos e artistas convidados pelo projeto para a divulgação da sua Arte.   Ressaltando que a amizade e a união é o maior elo de paz de todos os povos.
- Objetivos:
- Estimular as diversas formas de Artes populares no Ceará.
- Divulgar e incentivar as Artes Populares como forma de expressão.
- Valorizar o intercâmbio entre os brincantes do folclore autêntico com os de Projeções.
- Confraternização cultural da Cia de danças Populares Txai com os grupos e artistas populares.




Outubro / Dezembro:
Projeto: Criança Feliz e Natal dos Sonhos


A Cia Txai de Danças Populares realiza desde o ano de 2007, campanhas de ações voluntárias, nos projetos “Criança Feliz” e “Natal dos Sonhos,” junto à comunidade Jarí, localizado no bairro Canidezinho no município de Maracanaú/CE. Por acreditar que a cultura popular tem a capacidade de fortalecer trabalhos com atividades lúdicas e recreativas, resgatando a autoestima, a cidadania e valorizando as nossas raízes.
- Objetivos:
- Realizar uma ação social que promova o bem estar da comunidade;
- Integrar e Desenvolver a todos os participantes uma compreensão social e educacional.
- Promover a inclusão social e o convívio afetivo, possibilitando a cooperação mútua num processo lúdico e criativo através de trabalhos sociais com a comunidade.


PROJETO SUPER AÇÃO
GRUPO DE DANÇAS  DA TERCEIRA IDADE "ESTRAVAGANÇA"
Este projeto visa buscar a autovalorização e a integração do idoso, focando interatividade e boa qualidade de vida. Os movimentos de dança são elaborados com aulas de ritmos, passos e criações de coreografias temáticas de danças nacionais e internacionais, com trabalhos de expressão corporal, ginástica e alongamento. E a partir destes conceitos, buscar o equilíbrio entre as potencialidades do corpo estimulando a autoestima pessoal e perante a sociedade.
A sede do grupo fica no bairro da Santa Cruz  na cidade de São Paulo.  Tem o apoio da Associação Txai Cultura e Arte. O grupo  é dirigido e coordenado pelo professor, Clerton Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário